2º Encontro Territorial da Rede Renascendo de Educação Ambiental debate segurança hídrica e gestão ambiental das nascentes

O encontro tem como público alvo multiplicadores ambientais e parceiros, instituições governamentais e não governamentais que atuam na área socioambiental. O Projeto Renascendo é realizado pelo Instituto Palmas, com o patrocínio da Petrobras.

O objetivo do 2º Encontro Territorial da Rede Renascendo de Educação Ambientalé a promoção da gestão compartilhada e apresentação das ações e resultados alcançados pelo Projeto Renascendo. O evento acontece no dia 12 de novembro, das 8h às 13h, na sede da Coppabacs – Cooperativa de Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos Comunitários de Sementes, em Delmiro Gouveia.

Participantes dialogam com equipe durante encontro de educação ambiental, a metodologia participativa empregada serve para o aprimoramento das ações do Projeto Renascendo. Foto: André Souza

A iniciativa faz parte da sustentabilidade do Projeto Renascendo no âmbito do território de atuação, por meio do controle social e transparência, exercido no espaço do Colegiado Territorial do Alto Sertão, e conta com a presença da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU), além de representantes das prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu/PE.

Ações de educação ambiental sensibilizam as comunidades do entorno das nascentes para os cuidados hídricos e ambientais. Foto: Kaedla Menezes

Pretende-se construir estratégias e compromissos coletivos de cuidados com os recursos hídricos, incluindo o manejo e gestão das nascentes recuperadas, dos barramentos e dos microssistemas de irrigação implantados pelo Projeto Renascendo. Segundo a coordenadora geral do Projeto Renascendo, Maria do Carmo Vieira, “esse será um momento especial para uma avaliação da Execução do Projeto, contando com a presença de participantes diretos, parceiros e colaboradores, serão apresentadas as ações realizadas e se abrirão espaço para os depoimentos dos participantes, para o relato das experiências individuais na questão do uso, proteção e manejo dos recursos hídricos”, ressalta a coordenadora. 

A coordenadora do Projeto Renascendo, Maria do Carmo Vieira, durante o Encontro da Rede Renascendo de Educação Ambiental. Foto André Souza

O Projeto Renascendo

Atua na revitalização da Bacia do Rio São Francisco, através da articulação da Rede Renascendo de Educação Ambiental, da implantação de tecnologias de recuperação de nascentes e boas práticas de convivência com o semiárido.

O Projeto Renascendo é realizado pelo Instituto Palmas, com o patrocínio da Petrobras. Tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU) e do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, além da parceria com as prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu/PE.

2º Encontro Territorial da Rede Renascendo de Educação Ambiental 

Dia: 12/11/2019

Local: Delmiro Gouveia/AL, Rua Antônio Ivo, nº 73, na sede da Coppabacs.

Horário: Das 8h às 13h

Deixe uma resposta